Retrofitting

motofil retroffiting 4

Criatividade aliada à engenharia foram as palavras de ordem para a finalização de mais um bom projeto. Com base na sua capacidade técnica de melhoria e adaptação, durante os últimas semanas, a Motofil teve em mãos mais um projeto de retrofitting, que diz respeito à atualização de funções de equipamentos previamente criados para outros fins.

A Motofil procura sempre mostrar aos seus clientes a sua capacidade de engenharia, apresentando sempre a sua melhor solução face a um determinado problema. Neste caso o problema tratava-se da necessidade de adição de novas tecnologias e funções a um equipamento mais antigo, de modo a prepará-lo para novas tarefas – retrofitting. Esta adição elimina a necessidade de gabaritos e aumenta a flexibilidade a nível da produção.

O equipamento atualizado foi uma célula de soldadura robotizada MIG/MAG composta por dois robôs Arc Mate 120iC da FANUC e um Posicionador Noria de 6000 x 1400 x 1000 Kg. Para a nova versão foi adicionado um robô de manipulação M20iA da FANUC e um sistema autocentrante de aperto para permitir uma colocação precisa das peças a soldar.

Para a alimentação das peças, juntaram-se rampas deslizantes em chapa com um doseador de peças. Estas rampas têm agitadores pneumáticos que evitam encravamentos nas mesmas. Foram adicionadas garras com um sistema de troca rápida, o que diminui os tempos de set-up entre modelos, devido às peças a soldar terem formas distintas.

A atualização do equipamento permitiu adicionar o sistema de programação paramétrica desenvolvido pela Motofil. Sempre que é necessário realizar um processo de soldadura, são necessários definir alguns parâmetros para se obter uma boa integridade de soldadura. O que este sistema permite é a flexibilidade na mudança de modelos, caso seja necessário, de maneira fácil e rápida.

Esta atualização mostra que a Motofil consegue adaptar os seus próprios equipamentos, aliando-a à robustez dos componentes e dos próprios equipamentos, já que os mesmos, passado uma década, se encontravam em perfeito estado. Isto permite-nos o ajuste das soluções para serem novamente lançados para o mercado. Além disso, esta operação de retrofitting dá ênfase a uma das principais características do Grupo Motofil, o ajuste das soluções à exigência de novos desafios.

voltar